Tuesday, February 25, 2014

Ajudar Crianças com Dislexia entre os 7 e os 13 Anos de Idade

Se uma criança com 7 anos ou mais ainda tem problemas ou dificuldades com leitura, escrita, ortografia ou matemática, enquanto inteligente e capaz em outras áreas onde cresce naturalmente, então poderá precisar de ajuda. 

Se quer ajudar uma criança com dislexia, com idades entre os 7 e os13 anos, podera fazê-lo da seguinte maneira:

Verifique a sua audição e a sua visão e se tudo estiver normal, vá até à escola e discuta os problemas com o professor.

Incentive-os aos seus próprios interesses, natação, arte, colecções, para que eles sintam que conseguiram algo. Isso irá aumentar a sua confiança.

Crianças nessa idade precisam de muita atenção, precisam que lhes leiam histórias, lhes falem muito e os ajudem nas suas dificuldades diárias. Se lhe for dada essa atenção vai ajudá-lo a ultrapassar os seus obstáculos. Incentivá-los e ser optimista também irá ajudá-los a superar o seu problema específico.

Ajude-os a organizar o trabalho de cada dia e a fazer os preparativos necessários.

Muitas vezes, o tempo de concentração é limitado, por isso é importante ser capaz de apreciar o tempo em que pode trabalhar facilmente. Termine antes de ele perder a sua concentração, de modo a evitar sentimentos de frustração e de cancelamento.

Lembre-se que se cansam facilmente e que pode precisar de tempo para recuperar.

Alguns indivíduos disléxicos devem olhar atentamente sempre que vêm televisão. Isto porque, se não for assim, perderão o enredo da história completamente.

Incentive-os a ler livros e histórias em quadrinhos, mas ajude-os com essa capacidade, trazendo livros que têm um menor número de letras impressas (texto), e aumentar gradualmente à medida que eles vão conseguindo melhorar. Deixe-os ler os livros que querem ler e não o que você gostaria de ler.

Incentive-os a seguir o texto e a fazê-los dizer as palavras que percam durante a sua leitura. Isso ajuda a mover o olho. Em seguida, propor-lhes a ler uma curta passagem em intervalos regulares. Isso vai ajudar consideravelmente se isolada a linha que foi lida usando um pedaço de papel ou mostrando cada palavra com um lápis ou um dedo. Em intervalos apropriados, fazer um pouco de repetição dos eventos da história que leram para ajudá-los a lembrar o fim da história, os personagens que participaram, para entenderem a história e terem em mente o que leram.

Certifique-se que sabe os dias da semana, meses do ano e ajude-os com o alfabeto. Mostre-lhes como usar o dicionário.

Verifique se sabe como contar o tempo, usando relógios de parede com ponteiros e a partir de componentes electrónicos para os dígitos. Se não, ajude-os a aprender o tempo. Certifique-se de que eles entendem o conceito de tempo.

Continue a ensinar a tabuada. Se tiver problemas, encontre maneiras de motivar o seu interesse e ensine-os aos poucos. Insista em aprender a tabuada. É muito importante para o que vai aprender de seguida.

Verifique a sua dificuldade com a direita e a esquerda. Ajude com alguma ajuda adicional, por exemplo, escrever com a mão direita, usando o relógio do lado esquerdo.

A eleição de uma escola ou curso adicional é muito importante se as crianças ainda estão lutando na escola onde não há assistência especial.

Não hesite em confessar ao professor que há uma história familiar de dificuldades de aprendizagem.

Acima de tudo, lembre-se que os pais conhecem melhor os seus filhos do que os seus professores. Tente ser educado, mas persistente nos seus esforços para ajudá-los a entender as crianças problemáticas. Não se esqueça de que os professores podem ter dificuldades em compreender uma nova situação, especialmente se sabem pouco sobre ela.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.