Tuesday, February 25, 2014

Distúrbios de Aprendizagem Específicos: Transtorno de Leitura ou Dislexia - Transtorno de Matemática ou Discalculia - Transtorno da Expressão Escrita

Os Transtornos de Aprendizagem Específicos são doenças que se manifestam por deficiências significativas no aprendizado de habilidades escolares durante o desenvolvimento de alguma capacidade na idade apropriada.

Embora apresentado numa idade muito jovem, geralmente não é reconhecido até que a criança atinge a idade escolar. Portanto, o critério essencial para determinar se existe algum problema é saber se a criança já começou os seus estudos, se tem inteligência normal e não sofrem de transtornos mentais.

Os distúrbios de aprendizagem específicos são intrínsecos ao indivíduo e devido a anomalias derivadas de algum tipo de mau funcionamento do Sistema Nervoso Central. Embora sejam devido a causas hereditárias numa taxa de 30 a 60%, factores como oportunidades de aprendizagem e qualidade de ensino são importantes no aparecimento e progressão dessas doenças.

Em relação à frequência, poderíamos dizer que no Ocidente aparecem em cerca de 5% da população.

De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, existem três tipos de Distúrbios de Aprendizagem:

  1. Transtorno da Leitura ou Dislexia
  2. Transtorno da Matemática ou Discalculia
  3. Transtorno da Expressão Escrita
Embora o termo "Dislexia" seja amplamente usado como um termo geral para descrever uma série de problemas na aprendizagem, nos últimos anos, há uma tendência de substituí-lo com o termo mais geral “distúrbios de aprendizagem específicos”.

Uma das principais características da Dislexia é a grande dificuldade em ler em voz alta e compreensão de leitura.

Principais dificuldades de crianças com dislexia na pré-escola ou escola primária:

  • Dificuldade na pronúncia do alfabeto,
  • Dificuldade de leitura e / ou discriminação de letras,
  • Dificuldade na análise dos sons da fala,
  • Dificuldade de concentração de atenção.

Principais dificuldades de crianças com dislexia na idade escolar:

  • Problemas na leitura em voz alta:
    • Omissões, substituições, permutações, acréscimos de sons ou sílabas,
    • Velocidade de leitura lenta,
    • Hesitação, terminações de palavras incorrectas, leitura sem observância de pontuação,
    • Compreensão.
  • Problemas com o texto:
    • Incapaz de recordar as informações contidas no texto,
    • Inferência Impossível,
    • Uso do conhecimento geral como fonte de informação e conhecimento não específico através de cada história.

Principais dificuldades de crianças com dislexia na Adolescência:

  • Erros na leitura (palavras na sua maioria desconhecidas),
  • Dificuldade em compreender textos complexos,
  • Estudo de livros extracurriculares (evitam).
Como na maioria das vezes o progresso das crianças é lento, o diagnóstico precoce e uma intervenção com programas individualizados são considerados essenciais. Como é sabido, cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. Portanto, exames preventivos de preparação para a escola são essenciais e devem ser feitos para todas as crianças apenas antes de começar os seus estudos na escola. 

Em conclusão, os Distúrbios de Aprendizagem Específicos podem aparecer em muitas formas, e devem ser aceites como um estatuto especial, tanto pela escola como pela família e deve ser tratado o mais rápido possível.

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