Tuesday, February 25, 2014

Hipoacusia ou Surdez – Definição, Causas, Sintomas, Tratamento, Como Intervir, Prevenção

A Hipoacusia refere-se à perda de audição, isso pode acontecer antes de a criança aprender a falar, ou seja, tanto no nascimento ou nos primeiros anos de sua vida. Diz-se que alguém tem dificuldade em ouvir sons até uma intensidade que atinge 20 dB. Decibéis (dB) é a unidade de medida de volume. A audição normal pode captar sons até 20 dB forte. Assim, a perda pode ser de grau moderado, elevado ou muito elevado, ou seja, praticamente surdez.

Isso acontece quando as frequências que podem ser ouvidas, em particular as frequências que definem o discurso, não se conseguem ouvir.

Um ouvido ouve frequências diferentes. Os sons que nos rodeiam são determinados por diferentes frequências, como por exemplo a frequência do miar de um gato ou o latir de um cão. A frequência é medida em Hertz e pode ir de 500 até 2500 Hz.

Um homem pode ter duas orelhas com um comportamento completamente diferente. Isso é muito importante para que ele possa ouvir os diferentes sons.

A perda de audição é dividida em perda auditiva condutiva, quando há um problema de som no ouvido médio (tímpano e ossículos) ou neurossensorial, quando há um problema no ouvido interno ou o nervo auditivo. Além disso, a perda pode ser uma combinação de várias situações.

A cirurgia correctiva apenas é dirigida somente se o ouvido médio for o responsável pela surdez. Se a cóclea ou nervo auditivo forem os atingidos pode-se efectuar um implante coclear em determinados casos. Com um aparelho de ouvido consegue-se falar melhor, mais forte, mas muitas vezes, não muito limpo. O aparelho pode ser uma óptima solução, mas não é uma panaceia.

Para obter a intervenção educativa, devemos salientar que uma criança que não ouve antes mesmo de aprender a falar terá um caminho muito específico na sua vida.

Felizmente, hoje, o termo "surdo e mudo" já não é amplamente usado, porque não diz nada. Uma criança que não ouve, se diagnosticada precocemente pode usar fones de ouvido, ou fazer a instalação de um implante coclear, para que possa receber formação adequada para falar. A fala da criança em grande parte reflecte o grau e o tipo de perda auditiva.

A Hipoacusia pode ser diagnosticada nos primeiros meses de vida, e deve ser devidamente testada e imediatamente colocado um aparelho auditivo. A criança pode começar a terapia da fala aos dois anos de idade.

Depois de receberem o diagnóstico de surdez os pais devem entrar em contacto com um fonoaudiólogo para receber instruções sobre a forma de consolidar a comunicação de intenção de aprendizagem e hábitos das suas vidas diárias com a criança.

A conscientização dos pais e envolvimento na educação da criança começa a partir do diagnóstico do problema. Os pais precisam saber que estímulos devem usar para ajudarem a criança. O objectivo é fazer mais uso da audição residual.

O que o seu filho vai aprender:

  • Orientação à fonte do som,
  • A avaliação do estímulo sonoro e distinguir sons diferentes,
  • A listagem no idioma do sistema fonoaudiológico, tanto para o conhecimento da acústica como da sua fabricação,
  • Criação de sílabas e sequência de sílabas,
  • Conhecimento de vocabulário e conceitos, especialmente aqueles que caracterizam o lugar, tempo e forma,
  • Criar e compreender frases e sentenças,
  • A palavra escrita como pensamentos impresso,
  • Durante todo o curso do tratamento, o conhecimento do uso adequado dos órgãos dos conjuntos com base em como a criança se sente para se mover, e nunca se totalmente ouviu o que produziu (para evitar movimentos excessivos ou curtos),
  • O uso da palavra em contexto com a pragmática social necessária (regras de comunicação: contacto visual, gestos)
  • A frequência de som premiado e intensidade da voz.
A criança com algum grau de surdez é geralmente uma criança muito capaz, quando dadas as experiências apropriadas e oportunidades podem ser desenvolvidas e integradas no ambiente escolar normal e comunidade.

Muitas vezes, a criança e família precisam de apoio psicológico. O caminho é árduo e muitas vezes o que eles esperam é mais ou menos o que é realmente possível em vez do esperado.

A criança e a sua família têm de lidar com as escolas e os empregadores que muitas vezes os marginalizam.
A tecnologia de hoje oferece a maioria dos dispositivos para tornar as suas vidas diárias mais fáceis (aparelhos de telefone especiais, campainhas, alarmes, etc.).

O implante coclear, que é um dos mais recentes avanços da medicina, faz-nos esperar que, no futuro, teremos outras etapas para restaurar a perda de audição.

Enquanto isso, devemos nos esforçar para oferecer a melhor educação possível. O mesmo é verdade para as crianças com o problema de surdez em crianças que se caracteriza por essa peculiaridade na aprendizagem e inclusão social.

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